A famosa Big N, completou nesta segunda 23 de setembro, seu centésimo trigésimo aniversário, com mais de um século de vida, nem tudo foram games para a nossa querida Nintendo.
Antes do império dos jogos, o carro chefe da empresa era a produção de cartas Hanafuda.
é um jogo de cartas colecionáveis e consiste em 48 cartões. As cartas têm imagens de flores, sendo que o baralho é dividido em 12 montes, cada um representando os meses do ano com flores, animais e objetos diferentes. Existem diferentes formas de se jogar o Hanafuda, dentre eles o “Koi-Koi” (Mau-Mau japonês).
A empresa foi criada em 1889 por Fusajiro Yamauchi (em plena Era Meiji) ou seja a Nintendo viu o Japão crescer de um país feudal, a uma das potências do mundo atual! Mas sua trajetória nem sempre foi tão próspera assim.
Na década de 60, a empresa começou a arriscar muito as coisas, atirando para todos os lados, a empresa fundou uma rede de TV, uma companhia alimentícia (que vendia arroz instantâneo similar ao macarrão instantâneo) e pasmem até Motéis, e assim essas empresas não foram conseguindo o lucro esperado, e foram falindo aos poucos, atrelado queda de vendas das cartas Hanafuda, pós Olimpiada de Tokyo em 64, quase levaram a empresa a falência.
Apenas na década de 70 com a perca assombrosa de mercado para concorrentes Bandai e Atari, a Nintendo resolveu dar seu primeiro passo no mundo dos jogos, com Gunpei Yokoi nasceu o Game&Watch
E então em Shigeru Myamoto que trabalhava na empresa desde 77 desenvolveu um jogo utilizando códigos do malsucedido Radar Scope, sobre um marceneiro que tenta resgatar sua namorada das mãos de um Gorila, Donkey Kong foi lançado em 81.
E então apenas em 83 a empresa lança seu primeiro console, o Famicom (Family Computer), e em 85 ele chega no ocidente com o nome de NES (Nintendo Entertainment System), e este é o responsável por salvar a indústria de games que passava por uma crise em 83, e dai em diante o resto é história.
Nota de Atualização: A Brasil Game Show, acabou de confirmar a presença da Nintendo, no evento! De 9 a 13 de outubro de 2019, o evento vai reunir a comunidade de jogadores do país no Expo Center Norte. Luigi’s Mansion™ 3 estará disponível para jogar antes do seu lançamento no estande da Nintendo. Outros títulos para o Nintendo Switch, como Super Mario Maker™ 2, The Legend of Zelda™: Link’s Awakening, Super Smash Bros.™ Ultimate, Mario Kart™ 8 Deluxe, New Super Mario Bros. U™ Deluxe e Super Mario Party™ também. O clima fica um pouco tenso, pois se espera muito da empresa, afinal ela quebrou sua parceria com a Panasonic (distribuidora, em solo brasileiro) em 2015, e desde então se manteve ausente do Brasil, e recentemente com movimentos como o #Comprasso ou #NindiesBR e #QueremosNintendo, pode ser que o Brasil tenha ganhado os olhos da empresa. Resta aguardar a BGS para saber mais notícias.