E aí Nerdssauros? Hoje vamos falar um pouco sobre um game da série “Harvest Moon”, que eu estou jogando nas últimas semanas e que está me divertindo bastante!
Se você está cansado de jogar Stardew Valley, ou não curte os gráficos em sprites, essa é uma boa pedida para os fãs do gênero que curtem jogar Mobile, mas que também está disponível para PC, PS4 e Switch.
Harvest Moon é uma série clássica, que já leva mais de 23 anos de existência. O primeiro jogo foi originalmente lançado na Super Nintendo, em 1996, e agora recebemos um novo capítulo completamente original.
A Natsume, que traduzia os games da série, tem os direitos autorais do nome “Harvet Moon”, que antes era a tradução da franquia original japonesa Bokujou Monogatari. Sendo então o carro chefe da empresa, eles estão desenvolvendo jogos próprios na mesma linha de conceito de simuladores de fazenda.
Hoje em dia, qualquer título que pertence a franquia Bokujou Monogatari se chama Story Of Seasons no ocidente, com o primeiro título lançado em 2015 e um segundo título chamado “Story Of Seasons: Trio Of Towns” lançado em 2016 para 3DS.
Já a nova franquia de Harvest Moon começa a partir de “The Lost Valley”, com vários títulos lançados, e o mais novo sendo “Light Of Hope” que vamos falar hoje.
A aventura começa após um naufrágio do protagonista que pode ser tanto masculino, como feminino em uma ilha com um farol enorme quebrado. Você é salvo por um dos poucos habitantes restantes e descobre que a ilha antes era cheia de habitantes e dentro tinha uma aldeia, essa que foi devastada por uma enorme tempestade.
A história em resumo baseia-se em reconstruir as casas danificadas, restaurar os campos e trazer prosperidade para o vilarejo novamente, pois conforme for restaurando a ilha, os diversos habitantes voltarão a morar no local. Isso em conjunto com os fofos espíritos da natureza e o farol mágico.
Isso implica em conseguir os recursos necessários, e para isso temos acesso as diversas ferramentas marcadas na série, como um machado, uma facão, um martelo e uma vara de pesca, que são essenciais para conseguirem retirar da mãe natureza quase tudo o que precisamos.
Como em toda experiência de Harvest Moon, podemos gerir uma fazenda, e é aqui que é a parte mais divertida. Podemos plantar, pescar, cozinhar, criar animais como galinhas, vacas e ovelhas. Conforme vamos evoluindo, fica mais divertido trabalhar de forma a expandir a fazenda, onde podemos acrescentar edifícios adjacentes, produzir fertilizantes para alterar nossas plantações, construir moinhos para fazer ração e farinha, decorar os campos com uma série de itens e com o passar do tempo, podemos participar em eventos, conhecer personagens, casar, e até ter filhos.
Os controles são simples, onde podemos fazer diversas ações com apenas um botão. Os menus são fáceis também e temos um mapa que mostra o local que estão os habitantes para facilitar nas Quests, estas que são diárias.
O game tem gráficos simples, coloridos e fofos, pois foi lançado primeiramente para mobile. Também temos que destacar o modo cooperativo para dois jogadores, disponível nas versões de consoles que é a “Special Edition”, que já incluem também algumas expansões. Eu indico a versão mobile por estar em um valor de R$ 30,00, pois o game é bem divertido, porém nada de extraordinário. Então se você com eu for fã do gênero, eu indico Ligths of Hope.
Fique abaixo com o Trailer do game!
Gosta de Harvest Moon? Já jogou algum game da Série? Compartilhe com os Nerdssauros!!