LeituraLivros

Autor Nacional Rodrigo Fonseca fala sobre os passos na carreira de escritor

0

Rodrigo Fonseca é um jovem escritor nacional de ficção e de horror. Já organizou antologias (livros de contos em que diferentes autores participam) e atualmente suas obras mais conhecidas são os livros Projeto 94 e sua continuação, Genes Letais. Nascido na Bahia, vive em São Paulo desde os oito anos. É formado em Publicidade e Propaganda e trabalha na ONG Vivenda da Criança.

Rodrigo Fonseca com suas obras. Foto: Reprodução.

Confira a seguir a entrevista com ele:

NERDSSAUROS: O que o levou para o caminho da escrita? A querer escrever e publicar um livro?
RODRIGO: Sempre gostei muito de ler. E quando não gostava do final de uma história ou do caminho que ela tomava, pensava qual seria o final ou enredo ideal. Aí pensei: “Por que então não escrever minhas próprias histórias?” Assim eu poderia escrever sobre coisas que gostava de ler ou coisas que gostaria de ler.
NERDSSAUROS: Qual foi o seu processo na criação dos seus personagens?
RODRIGO: O quinteto principal e as suas tramas, surgiram na minha mente assim que tive a ideia do livro. Aí depois criei um perfil com características de cada um para me ajudar durante a escrita. Os personagens secundários fui criando conforme a história pedia e segui o mesmo processo.
NERDSSAUROS: Projeto 94 e Gene Letais são livros com bastante ação e ficção científica. Quais foram as suas inspirações?
RODRIGO: Minhas maiores inspirações eram os filmes de heróis e desenhos da época: X-Men, Homem Aranha, etc. Na época que escrevi ainda não tinha esse boom de filmes da Marvel, DC, séries como Stranger Things, mas esses também seriam uma fonte de inspiração.

LITERATURA CONTEMPORÂNEA NACIONAL

NERDSSAUROS: Como é ser um autor brasileiro desse gênero? Como você analisa o mercado de ficção científica literária no Brasil para autores nacionais?
RODRIGO: Temos autores nacionais incríveis e que escrevem livros de ficção científica que não deixam nada a desejar. Acredito que fãs do gênero sempre procuram conhecer novas obras, então é um mercado em crescimento.
NERDSSAUROS: Quais foram as suas estratégias para alcançar os leitores? A ponto de você ter publicado uma continuação de Projeto 94 e ainda estar trabalhando para uma nova edição do livro.
RODRIGO: Desde o começo já havia planejado que seria uma trilogia. Aí comecei publicando no Wattpad, deu muito certo e foi lá que consegui os leitores fiéis da saga que me acompanham até hoje. E as parcerias com blogs somado ao boca a boca dos leitores e as divulgações que faço são as principais estratégias que utilizo.

PANDEMIA

NERDSSAUROS: O que você precisou fazer, como escritor, para se adaptar a pandemia? Em que eventos literários precisaram ser cancelados, entre tantas outras coisas que a Covid-19 nos impôs.
RODRIGO: Foi um período difícil, onde todos tiveram que se readaptar. O que tenho feito é investir nos e-books dos livros que tem um preço mais acessível. Mas também vi muitas pessoas que começaram a ler mais durante a pandemia, então isso contribuiu para venda de livros físicos. Procuro sempre conversar individualmente com os leitores e interagir, participar de lives, assim compenso um pouquinho a saudade dos eventos.

NOMES NACIONAIS

NERDSSAUROS: Espero que não ache essa pergunta chata, mas de vez em quando vejo pessoas criticando autores nacionais que usam nomes “gringos”. Queria que você opinasse sobre isso, já que temos isso no seu livro.
RODRIGO: Não vejo problema em um autor escrever algo que não se passa no Brasil. No caso de Projeto 94, existe um acontecimento histórico que justifica isso que é a Guerra do Golfo e que não aconteceu aqui. Mas tenho outras histórias que se passam inteiramente aqui. Não devemos nos limitar.

PRÓXIMOS PASSOS

NERDSSAUROS: Que projetos você tem para o futuro?
RODRIGO: Lançar o último livro da trilogia e depois tenho mais 4 livros que estou trabalhando. Tem fantasia, terror, outra ficção científica…
NERDSSAUROS: Que conselhos você dá para alguém que esteja querendo lançar seu próprio livro?
RODRIGO: O conselho é: Sonhe grande. Sonhar pequeno dá o mesmo trabalho e é menos inspirador. Invista em profissionalização e não desista!

Capcom lança músicas de Dino Crisis 1 e 2 na Steam e deixa fãs hypados

Previous article

Quarto episódio de Loki muda tudo no MCU

Next article

You may also like

More in Leitura